MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A Medicina Chinesa, também conhecida como MTC, é o nome usualmente dado ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história. É considerada uma das mais antigas formas de medicina.
 
 A Medicina Tradicional Chinesa proporciona um acompanhamento terapêutico humanista, técnico e científico, baseado na evidência e focado na resolução de problemas de saúde.

Mais do que tradição milenar, é uma medicina reconhecida pela ciência - eficaz, segura e sem efeitos colaterais, com resultados comprovados

SABIA QUE

Especialistas em MTC encontram-se habilitados para utilizar várias abordagens terapêuticas, tais como a Acupunctura, a Fitoterapia, a Dietética, a Massagem Tuina ou as práticas de mente-corpo ou ginástica, como o Taichi e o Qigong.

Antes das intervenções terapêuticas, os profissionais realizam um diagnóstico diferencial segundo os princípios e as teorias de base da MTC e, consequentemente, selecionam os métodos terapêuticos mais adequados à prática clinica. 


Sucintamente, o que caracteriza os diferentes métodos terapêuticos da MTC?

  • Acupunctura: inserção de agulhas em determinadas partes do corpo tendo em vista o restabelecimento do equilíbrio do organismo. Atualmente, na MTC é utilizado um leque diversificado de técnicas de acupunctura tradicionais e modernas.
  • Dietética: aplicação das teorias de base da MTC à nutrição, aos métodos de confeção dos alimentos e às estratégias de planificação da dieta. A dietética chinesa apresenta uma visão própria sobre as propriedades dos alimentos.
  • Fitoterapia: prescrição de plantas ou de fórmulas terapêuticas tendo por base a biodiversidade. Esta terapêutica é utilizada para fins de tratamento ou de prevenção da doença.
  • Massagem Tuina: considerado um dos principais ramos da MTC, reúne técnicas manuais de pressão e de manipulação e tem indicação terapêutica para muitas doenças do sistema músculo-esquelético (incluindo as reumáticas), respiratório, digestivo, endócrino, ginecológico e nervoso, em doenças geriátricas, assim como certas doenças do foro mental (como a insónia, o stress ou a depressão).
  • Qigong e Taichi: realização de exercícios energéticos, via corpo e mente, para promover a homeostase corporal e psicoemocional.

Os Princípios da Medicina Tradicional Chinesa abrange, designadamente, os domínios de:

a) Teorias de medicina tradicional chinesa, incluindo: 

i) Yin e yang; 

ii) Os cinco movimentos; 

iii) Qi, sangue e líquidos orgânicos; 

iv) Os oito princípios de diagnóstico; 

v) O sistema dos meridianos e ramificações jing luo; 

vi) Síndromes gerais e síndromes dos zang fu; 

vii) Patologia e etipatogenia energéticas; 

viii) Os seis níveis, as quatro camadas, os três aquecedores; 

ix) Acupuntura; 

b) Os Métodos de diagnóstico de medicina tradicional chinesa, incluem: 

i) Interrogatório — história; 

ii) Observação; 

iii) Exame físico, áudio-olfativo, da língua, do pulso, dos meridianos e pontos, das áreas reflexas e palpação;

 iv) Diferenciação de síndromas; 

[Em MTC, o diagnóstico inclui o exame dos pulsos, o exame da língua, outros aspectos observáveis no corpo tal como variações de temperatura e pontos de assentimento dos órgãos, constitui um diálogo que abrange todos os aspectos da sua saúde.]

c) Ciências clínicas de medicina tradicional chinesa, incluindo: 

i) Patologia externa; 

ii) Medicina interna da medicina tradicional chinesa; 

iii) Ginecologia da medicina tradicional chinesa; 

iv) Pediatria da medicina tradicional chinesa; 

v) Osteopatia e traumatologia da medicina tradicional chinesa; 

vi) Prevenção e reabilitação da medicina tradicional chinesa; 

d) Métodos terapêuticos de medicina tradicional chinesa, incluindo: 

i) Acupuntura e moxabustão; ii) Fitoterapia; iii) Dietética; iv) Massagem tuiná; v) Exercícios energéticos, designadamente chi kung e tai chi terapêuticos; vi) Traumatologia; vii) Técnicas de manipulação de medicina tradicional chinesa.

1 — A prática clínica da medicina tradicional chinesa abrange, designadamente: 

a) Avaliação do paciente; 

b) Realização do diagnóstico; 

c) Estabelecimento dos princípios e estratégias terapêuticas e realização e gestão do plano de tratamentos; 

d) Realização do tratamento, utilizando isoladamente ou combinando tratamentos de acupuntura, fitoterapia, dietética, massagem tuiná, exercícios energéticos, de acordo com o plano de tratamento; 

e) Respeito pelas normas de prática segura, ética e deontologia.

Portaria n.º45/2018, de 9 de fevereiro

Regula os requisitos gerais que devem ser satisfeitos pelo ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Medicina Tradicional Chinesa. 

Portaria n.º 207-G/2014, de 8 de outubro
Fixa a caracterização e o conteúdo funcional da profissão de especialista de medicina tradicional chinesa.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora